Jaqueline Silveira

Na posse na Assembleia, Valdeci defende temas do seu mandato

18.308

Em sua posse na tarde de segunda-feira como novo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), em um longo discurso, marcou posição em alguns temas, entre eles a defesa da ciência, do Sistema Único de Saúde (SUS) e da vacinação. "(...) Que a defesa da vida esteja acima de todas as aspirações", frisou ele.

Depois de quase 30 anos, um santa-mariense é eleito para comandar o Legislativo gaúcho

Sob os olhos do governador Eduardo Leite (PSDB), ele também destacou que promoverá o debate sobre o "Estado necessário" para atender as necessidades da população. "E lembro que estou entre aqueles que não defendem o estado mínimo nem o estado máximo, mas, sim, o estado necessário para dar conta desse verdadeiro mosaico em termos de carências e de dívida social que existem para com o povo gaúcho e brasileiro", afirmou o petista, que é contra a privatização de estatais, priorizadas pelo governo tucano.

Entretanto, prometeu uma relação pautada pelo "diálogo, transparência e postura republicana" com o Piratini.

Confira as impressões das autoridades sobre a posse de Valdeci Oliveira

Criticado por, junto com os demais dos membros da Mesa Diretora, ter aprovado o reajuste da cota parlamentar, que depois acabou revogado, o presidente do Legislativo gaúcho prometeu dar continuidade "ao controle e racionalização dos gastos na Casa" adotados por gestões anteriores, acrescentando que as despesas com diárias reduziram em 90% nos últimos 14 anos.

Por último, Valdeci defende políticas públicas para minorias, promovendo a igualdade. "Nesses últimos dois anos, um dos aprendizados que tiramos da pandemia, que infelizmente ainda não acabou, é que não podemos deixar ninguém para trás, não podemos largar a mão de quem quer que seja, só porque ela é preta, só porque ela é pobre ou só porque ela é gay, lésbica ou travesti", frisou Valdeci. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Só por hoje Anterior

Só por hoje

Paternidade discriminada Próximo

Paternidade discriminada

Colunistas do Impresso